segunda-feira, 24 de junho de 2013

5ª dica

Então gente já vou começar pedindo desculpas, de novo haha, ta virando hábito. Brincadeiras a parte, eu iria falar hoje sobre a aeração e fermentação mas somente a aeração já gerou assunto suficiente e se eu juntar com a fermentação vai ficar um texto muito extenso e chato de ler,que não é meu objetivo. Logo hoje veremos somente a aeração.

Após todas essas etapas, caminhamos para o passo que viabiliza uma boa fermentação, a Aeração do mosto.




Os processos que determinam uma boa fermentação começam ao final da fervura. Com o resfriamento do mosto, deve-se fazer a aeração do mosto (somente aerar após resfriar).
A aeração é necessária, pois nas primeiras 12 horas após a inoculação da levedura, esta irá crescer e se multiplicar, e este processo ocorre com melhor rendimento quando é aeróbico (com uso de oxigênio), logo se você quer uma boa fermentação você deve aerar corretamente o mosto.
O mosto com pouco oxigênio pode acarretar em alguns problemas durante a fermentação. Os mais comuns são, um longo Lag Time (tempo para inicio da atividade da levedura), podendo ocorrer também paradas na fermentação ou pior uma fermentação incompleta. 

A aeração do mosto consiste em inocular oxigênio no mosto, pois após a fervura praticamente todo oxigênio  do mosto foi retirado. Existem diferentes processos para aeração do mosto mas os mais comuns são:
-Agitação
-Mistura durante a transferência
-Injeção direta de ar ou Oxigênio

A quantidade mínima para de oxigênio, para uma boa fermentação é de 5 ppm (partes por milhão). As grandes cervejarias calculam a concentração de oxigênio entre 8 e 10 ppm, mas não se assuste você também pode conseguir uma aeração que gere 8ppm de O2 em seu mosto. Com variados processos realizados corretamente você poderá fazer uma excelente aeração sem precisar de máquinas.

A agitação, que é o método mais utilizado pelos homebrewers, pode ser feita de duas maneiras. No caso de balde alimentício você pode usar uma espumadeira devidamente sanitizada e com ela fazer a agitação do mosto, durante 15 minutos, ou colocar a tampa sem o airlock e utilizar um plástico para tapar o buraco, e realizar a agitação do balde.

Já durante a transferência, o que precisamos é de uma peça na ponta da mangueira ou torneira que faça um splash, que irá gerar bastante espuma e aerar o mosto, ou a transferência de um balde para o outro causando a agitação e aerando o mosto, ou a troca entre dois baldes.


E finalmente a injeção direta de ar, que consiste em uma maquina que irá injetar ar no mosto, em geral os Homebrewers utilizam uma bomba de aquário que realiza o trabalho sem nenhum desgaste físico e em apenas 10 minutos.


Após a aeração, seu mosto esta pronto para se tornar cerveja passando pelo processo de fermentação.

Então gente curta nossa página ai e boas cervejas!















Nenhum comentário:

Postar um comentário