sexta-feira, 26 de julho de 2013

DUCHESSE DE BOURGOGNE



A família Verhaeghe, produz cerveja desde 1500, os atuais descendentes inauguraram a cervejaria nos anos '60 em Vichte na região das Flanders Ocidentais. A Duchessa de Bourgogne é na realidade Maria de Borgogna, nascida em 1457 em Bruxelas, que aos 20 anos de idade tornou-se a Imperadora do Sacro Romano Império Germânico; morreu em Bruges em 1482 devido a uma queda de cavalo enquanto praticava caça.

Essa preciosidade de cerveja nasce de um blend de duas cervejas, uma jovem (8 meses) e uma mais envelhecida (18 meses), maturada em barris de carvalho.

Com uma esplêndida cor rubi turvo, com uma espuma fina e cremosa, de cor beige claro e muito persistente.

Um aroma complexo, onde convivem em perfeita harmonia nuances de vinagre de mel, romã, frutas vermelhas e madeirado.

No paladar o primeiro impacto é a doçura rica em frutas vermelhas de bosque (amora, framboesa, cerejas), mas rapidamente balanceado por um acético marcante que que nos ajuda a encontrar uma correspondência quase que perfeita com o aroma.

Cerveja que se movimenta ao redor do agri-doce, com um gosto muito característico finalizando agradavelmente seco. Deixa um retro-gosto agri-doce, frutado, com algumas tímidas notas de madeira, com uma drinkability elevada, na Europa é considerada por muitos uma das melhores cervejas para um aperitivo, mas eu diria que ela cairia muito bem como uma ótima cerveja de Afterdinner de Outono.

País: Bélgica
Estilo: Flanders Red Ale
Temperatura: 6-8°C
ABV: 6.2%
Harmonização: Tortas e doces a base de frutas vermelhas e brancas (pêssego e damasco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário