segunda-feira, 12 de agosto de 2013

7ª Dica

Após todos esses passos, seu mosto finalmente virou cerveja. Mas ainda falta um pouco para ela ir para seu copo.
Após a fermentação, vem o processo denominado maturação, onde os aromas e sabores da sua criação são aperfeiçoados por meio da ação das leveduras.

Após a fermentação, é aconselhável que se transfira sua cerveja para outro recipiente para que seja feita a maturação ou se seu fermentador for um fermentador cônico basta eliminar a levedura pelo expurgador, lembrando que todo cuidado é todo para evitar a contaminação e oxidação da sua cerveja (não esqueça de sanitizar todo seu equipamento para realizar essa transferência).

Não se deve prolongar demais a fermentação, pois com a diminuição da concentração dos açucares, o fermento tende a realizar a autólise, que seria uma auto-destruição da célula do fermento, processo que libera sabores indesejáveis em sua cerveja.


(levedura decantada)

Após a realização da transfega de sua cerveja para o outro recipiente, é importante manter o novo recipiente fechado e coloca-lo novamente na geladeira, mas agora você irá regular a temperatura da sua geladeira, eu aconselho realizar 24 horas à 10ºC e após esse tempo reduzir para 0,5ºC para Ales e 24 horas à 5ºC e baixar para 0,5ºC para Lagers, logicamente que há exceções para essas regras.

Cada estilo tem um determinado tempo de maturação, atualmente estou com uma American IPA na fermentação que deixarei maturando por duas semanas, sendo a segunda semana com Dry-hopping, logo consulte algumas literaturas para adequar sua cerveja ao devido tempo de maturação.

Os benefícios da maturação são diversos, como:

-A maturação ajuda a completar a sedimentação do que restou da levedura e de sedimentos diversos que ainda estão na cerveja.
-Ocorre também a redução ou eliminação de alguns Off-Flavors (sabores indesejáveis), por meio do "trabalho" da levedura.
-O mais esperado pela maturação, que é a melhora dos sabores e aromas de sua cerveja.
-Por ultimo e não menos importante, a adição de novos ingredientes, como frutas condimento e também a técnica denominada Dry-Hopping também ocorre na maturação (ou na fermentação dependendo da técnica utilizada).


Portanto, fica claro que essa etapa é de extrema importância para sua cerveja, porém não é uma etapa obrigatória, mas como é comum procurarmos formas de melhorar nossas cervejas, sigamos os paços para tal conquista.

Na zdraví!

Não se esqueçam de acessar e curtir nossa página no facebook.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário