quarta-feira, 30 de julho de 2014

Cuidado, brassagem em andamento!

Bem, depois dos primeiros sustos o dia da brassagem passa a ser um dia mais tranquilo, e isso não quer dizer que você está imune a erros.

Talvez o maior erro dos cervejeiros caseiros seja confundir o dia de brassagem com o dia da bebedeira, não quer dizer que eu já não tenha feito isso, mas uma produção em um estado alterado de mente apresenta suas dificuldades, seja perder uma adição de lúpulo por alguns minutos, não colocar o chiller para sanitarizar ao final da fervura ou até mesmo esquecer-se de inocular o fermento. A cerveja não atingirá padrões programados por você ao final do processo, mas não se esqueça, boa cerveja se faz bebendo boa cerveja.

Você não precisa ser cientista, nem mesmo um mestre para fazer sua própria cerveja, entretanto quanto maior o cuidado e o estudo maior controle do seu produto final você terá. Livros, artigos, blogs (não estou puxando sardinha, mas existem excelentes blogs do mundo todo que falam sobre métodos e tudo sobre a produção da cerveja) e qualquer literatura disponível farão de você um melhor cervejeiro.



É sempre importante manter os parâmetros programados para sua cerveja, assim você gera um padrão em sua produção e domina melhor todo o processo. Medições da concentração de açucares no mostro em seus variados momentos, adições de lúpulo de acordo com a quantidade e momento, temperatura das rampas e outros parâmetros que te proporcionem maior controle, irão auxilia-lo durante o processo.

Existem muitas formas de se seguir um planejamento, a melhor delas é aquela que funciona pra você, no entanto existem alguns pontos que irão ajuda-lo:
-Manter sempre o local da brassagem limpo e organizado
-Antecipação, sempre que possível limpar tudo no dia anterior e moer o malte previamente
-Lembrar-se sempre de calibrar seus aparelhos de medição
-Planejar os passos da sua cerveja previamente
-Mantenha-se focado na brassagem e lembre-se sempre acontecem imprevistos

(não reparem no péssimo fotografo)

Após tudo isso, é hora de abrir sua cerveja e limpar tudo para que a mulher que mora com você não surte ao colar o pé no mosto.

Iago Reis
Com a colaboração dos Donkeys Bruno Monteiro e Leopoldo Mayrink
                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário