terça-feira, 18 de junho de 2013

EXTRAOMNES DONKER - IMPERIAL COFFEE STOUT



O encontro entre Extraomnes e o café era inevitável, uma questão de tempo; essa maravilhosa micro-cervejaria italiana se encontra ao interno de uma torrefação de café de impronta familiar desde 1967 El Mundo Spa. 
A Donker foi lançada em 2011, uma Imperial Coffee Stout que utiliza um café nobre da Etiópia chamado Sidamo.

No copo se apresenta com de cor marrom escuro e profundo, com uma espuma não muito alta mas cremosa e de boa persistência. 

No nariz aparecem todas as peculiaridades dessa magnifica cerveja, ou seja, não uma simples Imperial Stout com perfumes de café derivados dos maltes/cevadas torradas, mas sim um maravilhoso aroma de café nobre usado na receita. Olfato muito complexo com notas terrosas, quase "humus" e com um perfil aromático selvagem, muito interessante, que em um segundo plano percebemos aromas mais tradicionais como baunilha, mirtilos e alcaçuz. 

No paladar o cenário é um pouco diferente: o café domina desde o primeiro gole, mas se esperamos um pouco conseguimos notar alguns sabores um pouco incomuns para o estilo (tabaco e couro). Uma tostatura muito elegante enquanto a cerveja tem um toque acido que a deixa muito seca e evita a saturação do paladar, limpando a mucosa depois de cada gole. Um retrogosto muito complexo e longo, rico em café, chocolate amargo, torrado, frutas de bosque e um agradável calor etílico (8.5%).

Macia na boca, com uma consistência oleosa, corpo médio e baixa carbonatação. Atrás de uma simples aparência de cafe revela-se uma grande cerveja, muito intensa e complexa. Com alta drinkability mas difícil de decifrar, quase que um desafio.

Cervejaria: Extraomnes
País: Itália
Estilo: Imperial Coffee Stout
Temperatura serviço: 10-15°C
Harmonização: Doces a base de café (tiramisù), chocolate meio amargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário