sexta-feira, 12 de julho de 2013

SAISON DUPONT





Para alguns é "a mãe" de todas as Saison, já degustei ela muitas vezes, e não poderia deixar de compartilhar essa maravilhosa experiência com os leitores da Cervejologia.

Essa cerveja é brassada no inverno, e deixada maturar até a chegada do verão; a receita foi criada em torno de 1930, com uma gradação alcoólica inferior aos 4.5%. Uma cerveja leve e muito refrescante, criada de propósito para refrescar o verão dos trabalhadores nos campos de Hainaut. E somente depois de 1950 é que a gradação alcoólica subiu para 6.5%, mas sem dificultar a facilidade da drinkability que a deixa uma das melhores "session beer" do mundo.

De cor amarelo palha, quase laranja, turvo, com uma generosa espuma branca e compacta, fina e cremosa, muito persistente.

No aroma, o primeiro impacto são os toques de casca de limão, cortiça, cantina, que esquentando aparecem as notas mais frutadas e doces como pêssego e laranja com una leve sensação ácida ajudando ainda mais a matar a sede. 

No paladar existe um equilíbrio entre frutas e temperos, tudo mérito da fantástica levedura Dupont, visto que não existem temperos colocados na receita. A leve acidez a deixa fresca e refrescante, com um final levemente amargo e herbáceo, seca, que deixa o paladar limpo e pronto para mais um gole. Um rápido e leve nuance de cantina e cortiça retorna no retrogosto, ajudando a fechar o círculo gustativo pra recomeçar essa prazerosa degustação.

País: Bélgica
Estilo: Saison
ABV: 6.5%
Temperatura: 6-8C°
Harmonização: pratos a base de alcachofra, lula com verduras, doces a base de creme e frutas brancas e massa folhada.

Um comentário:

  1. Obrigada, era exatamente isso que eu precisava...conteúdo de qualidade e empírico,para eu aprender sobre cervejas!

    ResponderExcluir