quinta-feira, 16 de maio de 2013

1ª dica

Bem como o pretendido darei inicio hoje a parte do Blog que se reserva a ajudar os Cervejeiros caseiros.

(Observem o erro na foto, o uso da colher de pau)


Todos temos de ter um inicio, um empurrãozinho, para saber que já é a hora, e comigo não foi diferente. Certo dia eu fui verificar uma atualização de um grupo em uma rede social, e vi que um conhecido do BeerShop que frequento havia dado inicio em sua produção e sua cerveja estava a venda neste BeerShop, uma IPA chamada Cabocla, e adivinhem, eu perdi a primeira leva, mas isso não foi de tudo ruim, na segunda leva o Diogo (Produtor da cerveja) mal havia levado as garrafas para a loja e eu já estava la ansioso para experimentar uma famosa cerveja de panela, e foi uma surpresa, o cara é ótimo no que faz, ele fez uma IPA com uma ótima utilização de Lúpulos Cítricos, uma boa carbonatação e um bom corpo levaram a uma cerveja exelente.
E foi ai que eu vi que o tempo estava passando e eu estava perdendo a oportunidade de fazer o mesmo desenvolver minha cerveja com minhas características, e esse foi o pingo que transbordou o copo, ver que para mudar tem que se agir.
Mas para uma ação devidamente bem feita, é preciso conhecimento e desde então tenho estudado diferentes literaturas para saber mais sobre o mundo da cerveja, das matérias primas aos processos químicos que podem melhorar certas características de sua produção.
Logo nesse série de passos para se iniciar a produção, eu considero que o primeiro a ser dado é o acumulo de conhecimento, pois com mais conhecimento melhor domínio, com melhor domínio você pode alem de gerar uma boa cerveja com uma qualidade específica, mas você poderá manter um padrão, que é o que dirá se sua pericia na produção de cerveja está realmente em dia.

Obrigado aos Leitores que vem me acompanhando e até a próxima

IR

3 comentários:

  1. E ai Iago, fui aluno do Doug Merlo no curso de sommelier de cerveja em SC, e preciso de ajuda total pra começar do zero como fabricar cerveja em casa, se puder me ajudar ficarei grato, meu email é andre_berti_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Lógico que posso ajudar, irei passando materiais didáticos para leitura o que precisar pergunte!

    ResponderExcluir
  3. Olá Iago, tenho interesse em aprender também, tens alguma materiais para disponibilizar?
    viniciusmanfio_91@hotmail.com

    ResponderExcluir