domingo, 25 de agosto de 2013

Alenda Bier WeizenDoppelBock

Em entrevista com Eduardo, responsável pela Cervejaria gaucha Alenda Bier, e resolvemos falar de uma cerveja que atualmente só é produzida pela Alenda Bier no Brasil.
Hoje vamos falar da Alenda Bier Weizen Doppelbock, segue a mais tradicional escola alemã, mas antes vamos falar um pouco sobre o processos e algumas curiosidades que levam a essa cerveja.
A começar que a Alenda Bier produz apenas cervejas de trigo (weiss, dunkelweizen, rauchweizen, weizenbock e weizendoppelbock)

"Todas receitas seguem os métodos tradicionais que as melhores cervejarias da Baviera utilizam, incluindo decocção e fermentação em tanques abertos. Fazemos a refermentação nas garrafas, não pasteurizamos nossas cervejas e durante o processo de fermentação utilizamos ainda a técnica de top cropping para coleta do fermento."



Voltando a cerveja, "a Alenda Weizen Doppelbock foi criada especialmente para aqueles dias onde o frio é muito intenso, como alguns dias do mês de julho em Morro Reuter/RS. Aqui há semanas onde a neblina é constante por vários dias, além de um vento cortante que assobia de maneira intermitente. Para dias como este, nada melhor que sentar ao pé da lareira e ficar saboreando uma complexa cerveja harmonizada com pratos fortes típicos da culinária de inverno gaúcha."
"Sua produção é sazonal, ocorrendo nos dois primeiros meses de outono, permitindo que haja uma maturação mais longa. A primeira garrafa só é aberta quando ocorre o solstício de inverno, época do ano onde os dias mais curtos trazem tempo maior para que cervejas de alto teor alcoólico possam ser apreciadas de maneira mais tranquila nas noites mais longas."
"Para elaboração da receita, selecionamos alguns maltes que são nossos preferidos e a partir dessa combinação conseguimos reunir em uma cerveja as características da nossa Weizenbock com as características da nossa Rauchweizen."
Para aproveitar ao máximo suas qualidades, aromas e sabores servir a cerveja Alenda Weizen Doppelbock a uma temperatura entre 9 e 11⁰C. 

Ein Prosit!


Não esqueça de curtir nossa página no facebook www.facebook.com/cervejologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário