quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Beer Experience parte 1

Boa noite galera! Faz certo tempo que não escrevo e peço desculpas por isso mas estou passando por uma faze de transição e provas em uma universidade, logo fiquei entupido de coisas pra fazer.
Mas voltando a cerveja, tivemos no último sábado no Rio de Janeiro o evento Beer Experience, onde encontramos cervejarias, importadores e lojas especializadas organizadas em alguns boxes distribuídos dentro da Estação Leopoldina, o que achei esplêndido pois o local é muito legal.
E me senti incumbido de escrever sobre esse evento pra quem não foi saber como é e pra quem foi saber mais sobre a história de como muitas coisas que lá estavam foram parar lá.

Comecei minhas entrevistas com o pessoal da Júpiter, e foi lá que conheci o David Michelsohn, uma cara normal amante de cerveja e agora um empresário do ramo cervejeiro.



Ele disse que foi em 2009 quando estava lendo a revista New York e se deparou com o perfil de Sam Calagione, dono de uma das mais famosas Cervejarias artesanais americanas a Dogfish Head, surgiu o interesse de se envolver de vez nesse mundo. Em 2010 comprou seu primeiro kit para fazer cerveja em casa e foi aprimorando suas receitas, até que se viu demitido de seu emprego como editor em uma revista de grande circulação brasileira. Foi então que surgiu a vontade de abrir um negócio próprio, e de Hobby, a cerveja virou profissão. David se inscreveu no curso de técnico em cervejaria do Senai Vassouras, onde adquiriu conhecimento para ser mais que um Home Brewer. Após algum tempo, visitas e cursos David encontrou as parcerias certas para que sua cerveja saísse de casa para os Beer Shops com o nome de Júpiter American Pale Ale, e em paralelo ele mantém sua cerveja original a Tupã que passa sempre por mudanças que quando agregam vão para sua cerveja de linha que acaba chegando em nossos copos cada vez melhor. E agora teremos uma novidade, eles irão lançar no fim do mês uma IPA que se seguir a linha da APA será uma excelente cerveja.Andando mais um pouco me deparei com uma cerveja que causou divergências antes de seu lançamento, estou a falar da Biritis, cerveja que tem como logo o rosto de um ícone brasileiro Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum. Esta cerveja estava sendo tratada como apenas mais uma dentro do cenário brasileiro que usaria de um bom marketing para vender, mas após seu lançamento muitos tiveram que retirar suas palavras, esses muitos se depararam com Vienna Lager de muito boa qualidade.Essa cerveja nasceu agora, mas a amizade que culminou nessa cerveja é de longa data, e foi em uma viagem de carnaval com os amigos há algum tempo que Sandro Gomes (filho do humorista) e seus amigos Diogo Mello e Leonardo Costa tiveram a ideia de entrar em um mercado com grande perspectiva de crescimento.




Essa idéia veio aliada de uma boa preparação ao longo de dois anos e após esse processo, surgiu uma bela receita elaborada pelo André Cancegliero, da cervejaria Urbana, e uma bela cerveja que combinada uma boa só pode dar em em sucesso.
Segundo Sandro Gomes, aliar uma grande imagem a uma boa cerveja pode incentivar as pessoas que desconhecem esse mercado a consumir outras cervejas de qualidade e ajudar o crescimento do mercado das cervejas artesanais no Brasil.


E é isso galera, esse é o primeiro texto da série do Beer Experience RJ, semana que vem tem mais!



Iago Reis.

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