terça-feira, 22 de outubro de 2013

Irmãos e Irmãs, "Habemus 10° Trappist"

Nos últimos tempos as notícias provenientes do mundo das cervejas trapistas se multiplicaram visivelmente, principalmente pelos novos produtores cistercienses. O 9° a entrar nessa estreita comunidade cervejeira em Junho de 2013 foi da Abadia De Kievit na Holanda. Passados alguns meses a famílias das trapistas cresce novamente, nos últimos dias  foi revelado uma nova cervejaria capaz de aplicar na etiqueta o famoso símbolo hexagonal "Authentic Trappist Product".

Se trata da Spencer Brewery, situada no interno da Abadia de St. Joseph. A marca provem do nome da cidade onde o monastério foi erguido, ou seja Spencer, Massachussets.

A décima cerveja trapista do mundo é Americana.


Vista aerea da Abadia de St. Joseph
Na realidade os boatos de uma possível cervejaria trapista americana já era fomentava por anos, mas sempre eram levadas somente como boatos sem fundamentos. Mas em Maio do ano passado, quando, em um documento oficial da cidade de Spencer (aqui em pdf), foi feito um pedido de permissão pela abadia de Spencer para a criação de uma planta de brassagem. No documento se nota expressamente a referencia sobre as "cervejas trapistas", deixando a pensar que a etiqueta teria a logo hexagonal das trapistas.

Depois disso o assunto se desenvolveu rapidamente, e como podemos ler no "I think about beer", a primeira cerveja da abadia de Spencer está para ser lançada graças a ajuda da cervejaria Chimay. Na etiqueta e na retro-etiqueta foram apresentadas nos últimos dias revelando algumas informações:
Vista da entrada da Abadia de St. Joseph

O nome da cerveja será simplesmente Spencer Trappist Ale e se trata provavelmente de uma Belgian Ale ("Pater"), de cor dourada e corpo cheio, rica de notas frutadas, delicadamente lupolada com um final seco. Ma a coisa mais importante, é que na retro-etiqueta é bem visível a logo hexagonal que eleva a cerveja ao estado de autêntico produto trapista, ou seja, reconhecida pela Associação Internacional Trapista. Na realidade no site da Associação Internacional Trapista a cervejaria da abadia de Spencer não aparece no elenco, a mesma coisa acontece com a 9° trapista a abadia de Kievit. Mesmo assim em uma recente "news" da Associação da as boas vindas a abadia, que já comercializa algumas "conservas trapistas".



Na na espera de uma posição oficial da Associação, temos que considerar que a logo hexagonal da Spencer Trappist Ale seja em todos modos considerada e justificada a 10° trapista do mundo.


Então ficamos na espera da data do lançamento dessa cerveja e obviamente provar-la. Devido ao nível de fanatismo cervejeiro nos E.UA., podemos apostar que a cervejaria Spencer em breve será atacada por uma maré de apaixonados por cervejas (incluso eu). Por enquanto fico contente somente em degustar a 10° trapista do mundo.

Os leitores da Cervejologia estão tão curioso quanto eu?

Cheers
Doug

2 comentários:

  1. Thanks for mentioning "I think about beer" in your post! It's really exciting to see all the developments in Trappist beers, especially two new breweries. I've been doing a lot of research and writing on the Trappist breweries and monastic breweries in general, including a new Benedictine brewery in Italy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Great!!! I lived in Italy for 8 years working with mixology and beer, now i'm back to Brazil (my country) and i still work with beer, and "i think about beer" it's always a great website to be updated about beer world :-)

      cheers my friend
      Doug Merlo

      Excluir