quinta-feira, 6 de junho de 2013

DE MOLEN SSS





A SSS Stout nasce em 2008 colaboração entre o "senhor" da De Molen (Meno Oliver) e o histórico blogueiro Ron Pattinson, famoso por procurar e recriar receitas históricas.
Nesse caso Ron recriou a receita de uma cerveja que foi feita em Londres dia 8 de Julho de 1914 pela cervejaria Whitbread; com a tríplice "S" eles queriam representar uma "tripla Stout", com um percentual alcoólico muito elevado. O único lúpulo usado é o Kent Golding, para uma cerveja robusta (10,12% ABV) que hoje em dia entra na categoria das Imperial Stout.

No copo forma-se uma espuma fantástica de cor bege, fina e cremosa de longa persistência. Líquido de cor marrom escuro e impenetrável, não dando nem a possibilidade de reflexos através dela.

Um aroma limpo, mas "básico" (cevada torrada, café, mirtilo), enquanto ela esquenta exala um agradável toque de alcaçuz que refresca e limpa as vias nasais.

Apesar de ter uma alta gradação alcoólica, consegue ter um corpo relativamente médio, com uma consistência oleosa que a deixa com uma boa drinkability, deixando pra traz o medo de encontrar no copo uma das tantas Imperial Stout que te asfaltam a língua no primeiro gole.

Uma carbonatação média, na boca encontramos a mesma sensação de "básica" que encontramos no aroma, muito torrado e café, intensificando no final onde aparece também alguns nuances de cacao amargo.

Álcool escondido de uma maneira impressionante, fazendo com que o copo se esvazie com rapidez, graças também a uma leve acidez com um ótimo final seco e limpo.

Conclusão: é uma cerveja de poucos amigos, que não tenta te seduzir com cremosidade ou maciez, mas sim, consegue te transportar na "rude", "suja" e "fumacenta" cidade de Londres no início do século 1900, onde com certeza depois de alguns copos de SSS os boêmios daquela época iam dormir cansados mas certamente, contentes e felizes.

Cervejaria: De Molen
País: Holanda
Estilo: Imperial Stout
Temperatura de serviço: 10-15°
Harmonização: Doces cremosos a base de chocolate, exemplo: Floresta Negra
                                    Doces a base de café, exemplo: Tiramisù

Nenhum comentário:

Postar um comentário